Primeiro dia da Semana Científica e Cultural do Curso de Educomunicação - UFCG

I Secicult Educom

Escrito por: Andrey Cardozo, Manoel David, Moniky Paolla, Pollyane Santos.
Edição: Iury Sarmento e Haline Oliveira.  

Teve início ontem, 28, no campus sede da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, a primeira Semana Científica e Cultural, realizada pelo Curso de Comunicação Social – Educomunicação. O evento é composto por mesas temáticas, apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), apresentações culturais e audiovisuais, e se estenderá até a próxima sexta-feira, 01.

A primeira mesa temática do evento foi composta pelos professores Dr. Assis Sousa e Dr. Flaubert Paiva e pela estudante e pesquisadora Bianca Liège. Com o tema “A importância da Iniciação Científica”, foram relatadas experiências e aprendizados relativos à temática. Em linhas gerais, a discussão ocorreu em torno da gestão, dos projetos e da estrutura dos cursos de Comunicação Social. Segundo a pesquisadora e militante Bianca Liège, a falta de bolsas influencia pejorativamente na realização e incentivo à pesquisa e ao pesquisador.

Defesa de TCC do aluno João Djane Assunção da Silva 

No turno da noite, houve defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos graduandos Uyara Guedes Vasconcelos, João Djane Assunção da Silva e Priscila Costa e Silva; segundo um dos participantes foi uma experiência única, que deveria ser adotada literalmente pelo curso, abrindo o espaço para a presença e aprendizagem de outros públicos. “Achei sensacional, porque antigamente a gente tinha algo muito solidificado e não abria presença, não chamava a atenção das pessoas”, 
comentou João Djane.

A primeira noite da Secicult Educom foi encerrada com a oficina de Cinema e Educação ministrada pelo educomunicador João Paulo Xavier, que demonstrou sua imensa alegria e satisfação em participar de um evento como esse, dando voz ao curso e promovendo troca de experiências. “Estão dando voz ao curso de Educomunicação e profissionais de comunicação, e acho que isso é muito importante. Precisa cada vez mais de eventos que sejam organizados pelo curso”, afirmou João Paulo.

Oficina básica de Cinema e Educação 

A programação desta terça-feira, 29, segue com apresentação do TCC de Saulo Pacheco às 9h30. Seu tema é "Redes Sociais: um estudo das novas tecnologias como ferramentas pedagógicas na escola Virgem de Lourdes em Campina Grande na Paraíba"; logo depois, Edésio do Rêgo apresenta o tema "Comunicação e Cidadania: um olhar educomunicativo sobre o movimento maio amarelo em Campina Grande".

À tarde, a partir das 14h, haverá apresentação de pesquisas de docentes do curso de Educomunicação e apresentação de pré-projetos dos discentes. À noite, às 18h30, Davi Oliveira apresenta seu TCC "Educomunicação e Direito à Comunicação: análise do processo de implementação de uma webrádio", seguido por Juliana Lima, às 20h, defendendo seu tema "Educomunicação e meio ambiente: uma experiência na comunidade Olho d'Água em Salgadinho/PB".

Também a noite, haverá exibição de  vídeos. Não deixe de participar!




Comentários