10 anos do Projeto Repórter Junino: A UFCG faz parte dessa história

Reportagem: Djane Assunção



O Repórter Junino é um projeto que tem o intuito de trabalhar a produção de notícias e reportagens na modalidade jornalismo digital, para a cobertura dos festejos juninos da cidade paraibana de Campina Grande, identificada como sendo a responsável por sediar O Maior São João do Mundo. Lançado oficialmente em 03 de junho de 2005, pelos professores Fernando Firmino da Silva e Águeda Miranda Cabral, o Repórter Junino caracteriza-se como um projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social com linha de formação em Jornalismo (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Ao longo dos anos, o Repórter Junino foi ganhando notoriedade e nos anos de 2013 e 2014, abriu espaço para que outras universidades, além da UEPB, fizessem parte da iniciativa. Estudantes e professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação; da Universidade Federal do Ceará (UFC) do curso de Comunicação Social com linha de formação em Jornalismo do campus Cariri; e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) do curso de Comunicação Social com Linha de formação em Jornalismo e Multimeios, passaram a firmar parceria com o projeto.

Desde o seu início em 2005 até 2015, ano em que completa seus 10 anos de existência, o Repórter Junino faz uma cobertura completa do São João de Campina grande, além de divulgar para o Mundo a cultura paraibana e também nordestina. Através do trabalho desenvolvido por estudantes de Comunicação, o projeto já se consolidou como um mega produto de jornalismo digital.

A parceria com a UFCG
 
Em 2013, a UFCG passa a integrar a equipe do Repórter Junino. A parceria surgiu diante da aproximação entre o professor Rosildo Raimundo de Brito, na época coordenador do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação, com os professores Fernando Firmino e Agda Cabral. Em entrevista, o professor Fernando Firmino falou como se deu o início dessa parceria:

“Primeiro tivemos uma experiência individual com o aluno do curso de Comunicação da UFCG, Felipe Valentim que pediu para participar e abrimos espaço para ele ser voluntário. Mas a partir do ano seguinte conversamos com o professor Rosildo Brito e decidimos manter uma parceria oficial que perdura até hoje”, destacou.

Em entrevista exclusiva, o professor Rosildo Brito, que mesmo não sendo mais coordenador do Curso de Comunicação Social da UFCG, é quem organiza e mantém firme a parceria com o Repórter Junino, detalhou a maneira que o curso com linha de formação em Educomunicação contribui para a realização anual do projeto. Rosildo Brito comentou que quando recebeu a proposta, ele colocou que para além da produção de notícias para a cobertura dos festejos juninos no Parque do Povo, local onde se concentra as principais festas juninas em Campina Grande, a equipe da UFCG focaria na produção de reportagens visando o aspecto mais humanístico e mais socioeducativo do jornalismo, pois isso mais se aproximaria com o campo da Educomunicação. Desde então, as reportagens produzidas pela equipe da UFCG buscam evidenciar o caráter de resgate às culturas raízes e regionais, sobre tudo no que diz respeito aos festejos juninos e como a população vem participando desses festejos, que se tornaram uma grande marca da cidade de Campina Grande.

“Através de um projeto dessa natureza, a gente consegue dar um protagonismo social para o público de maneira geral, não só com as fontes oficiais, mas com os sujeitos que quase sempre não tem vez e não tem voz. Dessa forma eles manifestam o seu conhecimento acerca do que particularmente acham a respeito dessa grande festa popular nordestina. Acho que esses são os principais ganhos para os nossos estudantes, que vale dizer, são comunicólogos com perfil em Educomunicação e que possuem a proposta de fazer uma Comunicação Social de maneira diferenciada, mais humanística, mais dialogada e mais democrática”, disse Rosildo Brito.

Os alunos que fazem parte do Repórter Junino e a relação entre UFCG e UEPB
 
Os alunos contemplados na participação da equipe do projeto ganham uma grande oportunidade de poderem trabalhar os conceitos e práticas estudados no âmbito acadêmico. É uma experiência que possibilita o aluno interagir diretamente com o universo da cobertura jornalística. Fazer parte do quadro de integrantes do Repórter Junino é uma chance valorosa e oportuna para os futuros comunicólogos, que poderão produzir conteúdo de maneira ativa e participativa, semelhante ao mercado de trabalho que poderão vir a atuar. Mas não se limitam somente a reprodução de técnicas de estudo, eles têm a chance de poderem conhecer de forma intensa e se aprofundarem nas manifestações culturais nordestinas.

Perguntado em entrevista acerca do que o motivou a participar do Repórter Junino, o aluno do 8° semestre do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação, Anthony Souza, que desde 2013 vem participando integralmente do projeto, falou como ele enxerga essa experiência:


“Inscrevi-me no projeto pela experiência em campo que a mesma proporciona que, além de utilizar o aprendido em sala de aula, ajuda a conseguir contatos e amizades na imprensa. Também garante aprendizado prático sem igual numa versão menor de uma área real de redação midiática. Como aluno de Educom, entendo que essa é uma oportunidade sem igual para os alunos da UFCG mostrarem seu trabalho e potencial no seu jornalismo humanísticosocial, garante maior interação com os alunos de jornalismo da UEPB, desmistificando um pouco uma rixa entre indivíduos de ambos os lados”, disse.

Alunos da UFCG que integram o Repórter Junino 2015 realizando entrevista 
Foto: Tayson Maytchael

Por se tratar de cursos de Comunicação Social com linhas de formação diferentes, alguns mínimos alunos costumam ver a relação entre UFCG e UEPB de forma receosa, muito pelo fato do termo Educomunicação não ser tão claro para alguns dos alunos que cursam Jornalismo. Diante disso, a aluna Amandha Freire do 6º período do curso de Comunicação Social com linha de formação em Jornalismo e que está no projeto desde 2013, cedeu entrevista para poder esclarecer como ela vê essa relação de trabalho entre os alunos das instituições de ensino superior distintas:

“Os alunos da UEPB ainda tem uma pequena ajuda de custo, já o pessoal da UFCG vai porque se interessa e querem conhecer um pouco mais sobre como funciona a vida de repórter. Os estudantes da UFCG nos auxiliam bastante na área de edição de texto. Mas há também a parte ruim, onde algumas pessoas discutem sobre a diferença entre os cursos. Mas vejo a vontade e determinação como um estímulo para todos que fazem parte do projeto que a cada ano cresce mais e mesmo em meio a dificuldades, tiramos de letra esses percalços. Em síntese, é uma relação sadia, porque o que fica é a troca de conhecimentos e amizades feitas durante esse período”, afirmou.

Amandha Freire também fez questão de destacar o papel exercido pelos professores e toda a equipe que integra o Repórter Junino. Ela frisou a importância de ter profissionais com altíssima capacidade e que auxiliam bastante na formação dos estudantes. Também citou a dedicação e boa vontade desses docentes e alunos, que com pouco recurso conseguiram manter o projeto com altíssimo padrão de qualidade durante esses 10 anos de existência.

Site oficial do Repórter Junino:

Confira o vídeo documentário sobre os 10 anos do Projeto Repórter Junino:

Comentários