Iniciativa educomunicativa une diferentes projetos

Reportagem: Anthony Souza
Edição: Djane Assunção

Estudantes do curso de Comunicação Social, com linha de formação em Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG desenvolveram o jornal mural Mais Doação. O grupo tomou como base para a construção do jornal mural três projetos nos quais eles estavam ligados. Foram eles o Projeto Doutores da BR!NCADE¡RA, projeto Mais Educação e o programa Coopera Jovem – programa escolar de cooperação. A iniciativa dos estudantes Anthony Souza, Edielson Ricardo, Jorge Luís e Leiana Sá foi fruto de uma atividade de complementação da disciplina Práticas Educomunicativas em Editoração, ministrada pela professora Nina Resende em outubro de 2012. A ideia era utilizar todo o aprendizado em editoração (folder, boletim, jornal mural, panfleto) em um ambiente grupal (ONG, escola, grupo de estudo bíblico). Sendo os universitários responsáveis apenas pela diagramação do jornal mural. Os textos foram feitos por alunos da Escola Municipal Padre Antonino, em Campina Grande

Doutores da BR!NCADE¡RA, pois o melhor remédio é a alegria
 
O Projeto Doutores da BR!NCADE¡RA foi iniciado em agosto de 1999, pelo psicólogo Eugênio Felipe Albuquerque Araújo, no Serviço de Pediatria do Hospital Universitário Alcides Carneiro, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.  Tem por objetivo principal auxiliar crianças hospitalizadas e seus pais durante a internação. Partindo da ideia de que através da alegria, brincadeiras, entretenimento e conversas, pode-se diminuir o sofrimento das crianças e até acelerar sua recuperação.

Entre os hospitais que esse projeto abrange há o Hospital da CLIPSI, onde Edielson Ricardo voluntariava com um dos grupos do projeto, na época do trabalho. Então, aproveitando o ensejo que estavam no período da Blitz do Brinquedo (Atividade na qual arrecadam brinquedos novos e usados para manterem as brinquedotecas dos seus hospitais), os jovens estudantes decidiram por criar um jornal mural para exporem no hospital e trazer informação para aqueles que não têm tempo de saber das notícias que o cercam, isso tanto pelos pacientes quanto para os demais envolvidos no prédio.

Entra em cena o projeto Mais Educação

 
Através de Leiana Sá que trabalhava, e ainda trabalha, com o Programa Mais Educação na Escola Municipal Padre Antonino, também em Campina Grande, o Mais Educação é adicionado como alvo do projeto jornal mural. Leiana ministrava a oficina de rádio escola e resolveu ajudar Edielson, que ministrava a oficina de matemática para alunos de 3º e 4º anos do ensino fundamental e se preparava para produzir brinquedos fabricados pelos próprios alunos. Ao saber sobre a Blitz do Brinquedo, surgiu a ideia de doar os brinquedos artesanais às crianças da CLIPSI, substituindo a ideia de expor o jornal mural ali. Isso fez a atividade acadêmica tomar proporções maiores, mas ainda permanecia a ideia da produção do jornal. De início, houve uma semana de intensa produção de barquinhos feitos de papel pelas crianças do Programa Mais Educação. Elas estavam ainda mais animadas com essa atividade porque fora explicado que o resultado do seu esforço seria dado às crianças da CLIPSI.

Surge um novo espaço para o projeto, o programa escolar de cooperação “Cooperjovem”

A partir da ideia de doação, o grupo decidiu implantar o projeto em outro programa que contemplava milhares de crianças da escola, o Cooperjovem, que é um programa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido em âmbito nacional desde o ano 2000 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A partir disso, os jovens educomunicadores resolveram fazer com que os estudantes contemplados pelo programa pudessem desenvolver a parte escrita das matérias do jornal mural, logo com a supervisão dos idealizadores.


Enfim, o Jornal Mais Doação

Com nome dado pelos próprios pequenos produtores comtemplados pela iniciativa, o jornal mural foi produzido, já na segunda metade do mês de outubro de 2012. Todas as matérias foram escritas pelos próprios participantes do projeto, tendo suporte e supervisão do grupo orientador. Após o procedimento de produção e seleção das notícias Anthony Souza  exerceu o papel de edição textual de todo o material para, posteriormente seu companheiro de projeto Jorge Luís montar e encaixá-lo no Jornal Mais Doação. Após a conclusão de todos os processos de construção do jornal, foram impressos dois exemplares; um para estampar o mural da escola, fazendo com que as crianças, em especial as que participaram do processo de criação, vissem a si mesmas ali no papel; e o segundo para apresentar em sala de aula, já no final de outubro, para a conclusão da disciplina de Práticas Educomunicativas em Editoração do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação.


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